quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Moda de Saias

A “Moda de Saias”
Na cultura tradicional portuguesa
– A moda de saias terá nascido no Alentejo. No entanto e em seu entender, com ou sem influência espanhola?
Não me parece haver influência espanhola nesta dança do Alentejo. A Saeta é uma cantiga que pode ou não ser de despique mas só cantada durante a Quaresma em toda a Extremadura espanhola e em especial durante as Procissões.
– O que caracteriza esta “moda”, no que respeita ao ritmo, à construção e ao conteúdo ?
De ritmo normalmente binário composto 6/8, as “saias” são danças colectivas com diversas formas de serem dançadas predominando as de roda. É uma dança de trabalho, quantas vezes de sedução.
– As “saias” são fundamentalmente uma cantiga de despique, de mal dizer, ou pode não ser nenhuma destas coisas ?
São na sua essência cantigas de despique / amor, onde a mulher tem um papel fulcral. Acontece muitas vezes ser também uma cantiga de escárnio e de mal dizer mas, onde está quase sempre subjacente o amor.
– Ouvimos por vezes anunciar “saias” como sendo de Campo Maior ou Alegrete, para mais não citar. Isto está correcto, ou as “saias” que de facto se espalham por todo o Alentejo, não são propriedade de terra alguma ?
A moda de “saias” não se circunscreve apenas ao Alentejo. Encontramos esta dança também na zona norte em especial na Beira Alta e Douro Litoral ,e também na Beira Litoral. Numa zona ou noutra com algumas diferenças de ritmo teremos então o compasso binário simples 2/4 e nem sempre cantigas de despique.
Não podemos de forma alguma focalizar esta dança a qualquer uma localidade pois ela dançou-se e dança em todo o Alto Alentejo. Podemos ainda assim localiza-las nos concelhos de Ponte de Sôr e Nisa a norte com um “sabor” bastante diferente dos concelhos de Campo Maior, Sousel ou Redondo, onde mercê da Serra de Ossa desaparece quase por completo. Começa aqui a sentir-se o Cante Alentejano – Cantadores de Montoito (Redondo)
– Há vários géneros de modas de “saias” – saias velhas, saias novas, saias aiadas por exemplo. Conhece outros géneros ?
A referência a saias novas ou saias velhas tem a ver com o seu aparecimento, isto é, saias novas eram aquelas que apareciam normalmente pelo S. Mateus em Elvas, a grande Romaria do Alto Alentejo para onde convergiam muitos romeiros e onde permaneciam durante oito a dez dias. Durante a sua caminhada para Elvas normalmente em carros, churriões ou charretes pernoitavam em várias localidades onde, sobretudo ao serão e em volta de fogueiras dançavam modas que apareciam ou apareceram durante o ano.
As saias velhas davam lugar às saias novas, muitas das vezes com formas de danças semelhantes.
As saias aiadas são aquelas em que cantador diz um ai quando canta o estribilho.
– Conhecemos algumas maneiras de cantar “saias”
Cantar os 4 versos seguidos, depois repetir o terceiro e o quarto e a seguir o primeiro e o segundo
Cantar o primeiro e o segundo e repetir, depois cantar o terceiro e o quarto e repetir
Cantar o primeiro e o segundo e repetir e depois cantar 3 vezes o terceiro e o quarto (ao que me dizem por exigência da dança). Conhece algum sítio onde isso aconteça ?
Conhece algum sítio onde se cantem os versos todos seguidos sem repetições ?
Quanto às alíneas a) e b) são as formas mais usadas para cantar saias e variam um pouco de terra para terra.
Quanto à alínea c) a dança, por norma submete-se à cantiga, pelo não conheço localidade onde esta forma aconteça.
Relativamente à alínea d) até pela forma intrínseca da moda de saias não conheço nenhuma localidade onde tal aconteça.
– Também por aqui as “saias” eram só cantadas ou cantadas e bailadas, com ou sem acompanhamento instrumental, Apenas dos dias de “sortes” a rapaziada dava volta às ruas acompanhados de um acordeonista que (só) as tocava. Conhece mais algum sítio onde isso acontecesse ?
Temos que dividir esta alínea em duas partes:
As modas de saias sempre foram só cantadas ou cantadas e bailadas com ou sem suporte musical. Não era por não haver quem tocasse que se deixava de cantar ou bailar. Isto por que não se conhece Instrumento musical que tivesse origem no Alentejo. O Harmónio é “importado” da Alemanha no último quartel do século XVIII dando posteriormente lugar à Concertina e ao Acordeão. A Harmónica ou Realejo entra em Portugal em meados dos anos 30 do século passado. As “saias” são bem mais antigas que estes Instrumentos musicais. Resta-nos o Adufe ou pandeiro.
São, ao som do pandeiro as mais autênticas.
b) Aquando das “sortes” o tocador tocava “saias” como tocava mazurcas,
chotices ou ainda outras modas de sabor popular. Isto acontecia em todas as localidades
– Onde estivesse duas mulheres, ou um homem e uma mulher logo se cantavam “saias”. Conhece alguma situação em que fossem cantadas homem com homem ou a três ? Ou nalguns momentos se cantavam em coro ?
Também temos duas partes a referir:
Era o mais usual as “saias” serem cantadas homem / mulher. Acontecia serem também cantadas por duas mulheres quando em “causa” estava um homem. Também muito raramente pois dois homens quando por meio estava uma mulher. Mas eram situações muito raras isto porque as pessoas eram muito recatadas, resguardavam-se e não entravam em situações que dessem azo a “falatórios”
Nunca ouvi cantar “saias” em coro, nem faz muito sentido dadas as suas características.
– Concorda que as “saias” estão para o Alto Alentejo assim como o “cante” está para o Baixo Alentejo ?
São duas formas de bem distintas do Alentejano manifestar a sua alegria e a sua tristeza.
Até pela natureza de interpretação são duas formas completamente diferentes. No “cante” por norma só entram homens nas “saias” há homem /mulher.
A paisagem geográfica condiciona uma e outra manifestação.
Parece-me haver ainda um longo caminho a percorrer para perceber e entender as “saias”. Será que temos tempo para isso ?
Sousel terça-feira, 27 de Abril de 2004

Nenhum comentário: