quarta-feira, 7 de maio de 2008

Saias

Leite de Vasconcelos que também por aqui andou e onde realizou alguns trabalhos de campo, deu-nos preciosas informações sobre danças portuguesas, mas é certo que nunca aprofundou o suficiente para que nos dias de hoje possamos ter certezas.
Igualmente Lopes Graça e Michael Giacometi lamentavelmente nunca aprofundaram o estudo das danças populares, embora nos tenham legado um extenso e valioso espólio.
Desgarradamente esse trabalho tem sido abordado e está disperso por várias obras ainda que, com algumas lacunas o que nos leva a pensar que terá que ser feito.
E terá que ser feito por coreólogos ou etnocoreólogos que não há muitos em Portugal, mas urge, porque mais hoje mais amanhã as fontes desaparecem..
Relativamente às danças populares portuguesas houve desde sempre a necessidade de precisar quais as de carácter folclórico, populares ou popularizadas.
. Folclóricas são as tradicionais dançadas essencialmente nos meios rurais ou suburbanos;
. Populares são aquelas criadas ou que tiveram origem no povo;
. Popularizadas são as danças extrapopulares mas que o povo adoptou porque gostou delas.
Como já referido está por fazer a Carta da dança em Portugal. Se essa Carta vier a ser feita teremos que muitas danças apresentadas hoje algumas delas têm origem no século XVI – de origem palaciana – que o povo adoptou à sua mentalidade. Durante o século XIX tornou-se frequente a lenta transformação da dança tradicional.
Basta ver nos dias de hoje, pese embora grandes adulterações feitas, o ar nobre e altivo em muitas das danças dos nossos Grupos Folclóricos.
Estou em crer que nada vou adiantar sobre o tema proposto – Saias – Todos sabemos que é uma dança cujo simbolismo e forma muito tem a ver com o Alto Alentejo, até porque morfológicamente ela é realçada pelo homen e pela mulher, em toda a sua simplicidade e beleza.
Mercê de uma aculturação que é por demais evidente teremos que a moda de Saias é dançada também em certas regiões do Ribatejo, Beiras, Estremadura e parece-me que muito acidentalmente no Douro interior.. Coreográficamente a interligação e desenvolvimento das marcações, gestos, poses e movimentos são da maior importância, porque permite exprimir precisamente o simbolismo atrás referido.
Porque dançadas no Alto Alentejo e dada a proximidade com a Extremadura espanhola vários etnógrafos aparentam as Saias com a Jota e com a Saeta.
Com a Jota há de facto alguma similitude, à semelhança com outras danças características doutros pontos do país, no entanto, quanto à Saeta tal já não faz sentido pois esta dança é mais cantada que dançada e é de carácter religioso, cuja interpretação é quase obrigatória por altura da Semana Santa.
Há registos que no final do século XVII já se dançavam Saias embora com estilo diferente e muito ao sabor andaluz.
Como já referido as Saias, moda característica do Alto Alentejo apresentam-se-nos em várias modalidades:
. Saias velhas – antigas em forma de valsa-mazurca
. Saias novas – dançadas nos dias de hoje em forma de valsa campestre
. Saias aiadas – são aquelas em que o cantador grita um “ai” no estribilho, indicando desta forma a volta.
Há quem defenda que haverá outra modalidade, as saias puladas. Em meu entender e como atrás referi as Saias são dançadas de forma valseadas, com os pés bem rentes ao chão, pelo que não faz sentido Saias puladas.
As Saias variam um pouco de região para região, havendo até mesmo estilos diferentes na mesma região:
De quadrilha, de roda ou em coluna. Acontece e não poucas vezes que o mesmo grupo de pessoas ao toque do tocador possam elas mesmo evoluir na mesma dança permitindo-se as várias marcações. É disso exemplo as saias de Longomel. Pode também acontecer que durante o mesmo toque vários grupos de pessoas se juntem paras as dançar em estilos diferentes.
As saias são por natureza modas cantadas havendo sempre um tema que poderá ser de amor, de escárnio ou mal dizer, mas sempre um despique/desafio.
É por norma cantada por homem/mulher. Podendo também ser cantada por duas mulheres quando há um homem por meio ou até por dois homens quando haja uma mulher em disputa. Eram situações muito raras pois o povo não se expunha com facilidade, era bastante discreto.
Hoje são dançadas ao som do Harmónio, Concertina ou Acordeon tendo a acompanhar a viola o reco-reco, os ferrinhos e outros Instrumentos musicais, no entanto elas são mais autênticas quando acompanhadas ao som do Adufe ou do Pandeiro.
No Alto Alentejo não temos tradição de Instrumentos de cordas e a entrada daqueles Instrumentos é relativamente recente.
Como já referi a Carta da Dança Popular Portuguesa não está feita. Desse trabalho que por certo ainda será feito devem constar todas as danças conhecidas, sua origem, marcações coreográficas e geográficas, estilos, etc. e por certo porque se chamam Saias, a moda mais característica do Alto Alentejo.

Nenhum comentário: